Sobre Kriticat -
Atividades e Isenção de Responsabilidade


Alimentação

Em quase todos os lugares onde há lixeiras em Creta, você verá gatos e seus gatinhos.
Eles tentam sobreviver...
Eles encontram sobras de tavernas e restaurantes.
Muitos moradores, turistas e expatriados também doam comida e sobras.

Ainda assim, não é suficiente. Nos meses quentes precisam de mais comida e principalmente de mais água.
No inverno, eles precisam de mais alimentos e medicamentos.
É por isso que três vezes por semana a Kriticat alimenta gatos vadios em vários locais ao longo da costa entre Koutsounari e Makry Gialos.

Recebo ajuda de uma amiga que me leva até esses lugares num desses três dias, e ela leva-me a maior parte da alimentação a Koutsounari e Ferma.
Nos outros dois dias, faço de bicicleta a ronda da alimentação, que é uma viagem cerca de cerca de 20 km ida e volta.
Isso mantém-me em forma, mas um veículo seria melhor: seria possível recolher animais doentes/feridos e levá-los ao veterinário.


Desparasitação e despulgamento

Nas rondas de alimentação e em casa, claro, costumo dar biscoitos aos gatinhos com pílulas de desparasitação dentro.
Isto é principalmente importante para os gatinhos nos primeiros meses de vida, as idealmente administrado frequentemente à medida que envelhecem também.

Em vez de comprimidos, costumo dar Spot-on. Depende do gato e da situação.
Nem todos os gatos comem biscoitos ou cospem apenas a pílula, e alguns gatos não são mansos o suficiente para se aproximarem para o Spot-on.


Captura

Muitos gatos adultos vivem nas ruas há anos aqui.
Os animais irão cumprimentá-lo quando se aproximar deles com comida, mas a maioria será cautelosa caso chegue demasiado perto ou tente tocá-los.

Alguns destes gatos já foram ajudados por pessoas que lhes deram comida com desparasitante dentro.
Alguns deles podem até ter sido capturados para castração: veja se eles têm um corte numa das suas orelhas, o que indica que foram castrados.
Tento capturar o maior número possível de gatas para castração.
Igualmente importantes são os gatinhos.
Se quisermos diminuir o sofrimento e o aumento do número de gatos perdidos, os gatinhos têm que ficar presos enquanto estão saudáveis, na momento em que começam a comer de forma independente e deixar de depender do leite e da ajuda materna.
Os gatinhos na primavera e no verão geralmente têm hipóteses muito melhores de sobreviver com as temperaturas quentes.
Entre outubro e abril, muitos gatos apresentam imunidade reduzida e os vírus irão espalhar-se.

É por isso que escolho capturar o maior número possível de gatinhos nos meses mais quentes, antes que eles cheguem fracos e doentes. Eles podem então ser vacinados e castrados e oferecidos para adoção.
Mesmo assim, gatos doentes ou feridos são encontrados durante todo o ano. Eles são levados rapidamente a um veterinário antes de se juntarem a uma colónia e as doações são arrecadadas para serem capazes de pagar qualquer tratamento. Após o último surto viral, os gatos que forem descobertos portadores de um vírus contagioso só entrarão numa das colónias se todos os outros gatos tiverem sido vacinados pelo menos algumas semanas antes.
Tenho decmomenrk uma gaiola especializada para capturar, mas às vezes funciona atraindo-os com alimentos também, dentro ou próximo de uma caixa de transporte, e colocá-los dentro dessa caixa com luvas de proteção.

Como não tenho veículo, pago gasolina a um amigo. Cada visita ao veterinário equivale a uma viagem de 100km no total e custa cerca de 20 euros. Os veterinários mais próximos ficam a mais de 28 km de distância, em Ierapetra.
Todos os meses, há cerca de seis a doze idas ao veterinário.
É uma pena que não haja veterinário em Makry Gialos, e devia haver um o mais rapidamente possível.
Tenho certeza de que se alguém viesse, teria uma óptima oportunidade de negócio aqui.


Vacinação

No veterinário, os gatos saudáveis são vacinados imediatamente.
No caso de um animal doente ou ferido, são necessários antibióticos antes da vacinação.

Depois de curados, eles podem receber vacinas.
O mais importante; as vacinas básicas são para:

Outras vacinas são para; Quando o veterinário declara um gato saudável, as vacinas básicas são administradas imediatamente.


Esterilização

Quando chega a hora certa e o orçamento está disponível, os gatos são castrados. Muitos gatos foram castrados graças ao incrível esforço da equipe Arche Noah em colaboração com o município de Ierapetra e alguns veterinários que cedem a sua clínica para uso;

Site Arche Noah Arche Noah
Página do Facebook

e com o apoio da Sociedade Grega de Bem-Estar para Gatos; GCWS; GCWS;

Site do GCWS GCWS
Página do Facebook

Quando a castração é urgente, os gatos são castrados num veterinário local com a ajuda de doações.


Adoção

Visite a Página Gatos se estiver a considerar a adoção de um amigo peludo.
Existem muitos gatos queridos para escolher e além das vacinas básicas, as outras vacinas, castração e outros requisitos para adoção estão em andamento.


Se encontrar um gato ou cão

Se, como visitante ou habitante local, encontrar um gato ou cão doente ou ferido, faça as coisas por esta ordem:

  1. Se o animal for muito tímido/defensivo; mantenha distância, pois ele fará o que puder, apesar do seu estado, para fugir de si e não o encontraremos novamente para ajudá-lo. Alguns animais, em alguns casos, podem ser apanhados sem problemas, outros definitivamente não.
  2. Tente marcar o local com a funcionalidade de localização do seu telemóvel e os mapas do Google.
  3. Faça fotos e/ou vídeos do animal sozinho e na área imediata em que ele está, para que o local onde o animal provavelmente será encontrado possa ser facilmente encontrado por quem os recolherá.
  4. Ligue para o município mais próximo e peça que venham buscar o animal.
    Diga que esperará até eles chegarem. É deles a responsabilidade de recolher os animais doentes ou feridos, levá-los a um veterinário e deixá-los recuperar no abrigo municipal.
Ierápetra >
2842 340371
Sitia >
2843 023037
Ágios Nikolaos >
2841 340135
Heraklion >
2810 336122
Retimno >
2831 057940

Caso o município não ajude, pode entrar em contato com a Kriticat e levar você mesmo o animal ao veterinário. Pode então explicar o que aconteceu; que pediu ajuda, mas ela não foi facultada.

Pode então dizer ao veterinário que a Kriticat aguarda uma chamada dele ou sua, de um dos números do veterinário; para discutir o futuro do gato.
De momento a Kriticat trabalha apenas com os seguintes veterinários em Ierapetra;

Papanikolaou Sotirios >
2842 025455
Spyrou Agapoulaki Marinela >
2842 071274

Por favor, resista à tentação de capturar por si mesmo gatos e gatinhos saudáveis usando materiais inadequados.
Muitos gatos alimentam-se sozinhos e aos seus gatinhos perto de caixotes do lixo e os gatinhos não devem ser afastados da mãe a menos que estejam doentes ou feridos.


Isenção de responsabilidade

Kriticat tem como objetivo alimentar e cuidar do maior número possível de gatos da região, mas não tem qualquer responsabilidade, como uma organização voluntária sem fins lucrativos, por animais que não podem ser salvos a tempo ou por animais que morrem após tentar resgatá-los.
Não sou veterinário, Kriticat não é uma clínica, logo um gato ferido ou doente precisa de ser levado primeiro ao veterinário.

Geralmente não é possível levar inesperadamente um animal ao veterinário devido à falta de transporte e questões de segurança para outros gatos.
Não tenho veículo para transportar animais; Conto com colegas voluntários e um amigo que paga a gasolina.
Kriticat depende de doações e da ajuda de alguns amigos voluntários para que tudo isto aconteça.
Estou eternamente grato por estas doações, provenientes de visitantes turísticos, grandes organizações estrangeiras, locais e expatriados.
Apesar disto, ainda não há orçamento suficiente para transporte, gaiolas de isolamento, isolar o terreno e medicação suficiente.
Este fato, juntamente com algumas duras lições aprendidas e, para proteger as atuais colónias de que cuido actualmente, de momento não é possível ajudar gatos fora da minha região.
Existem voluntários e abrigos em todas as áreas do Creta e o trabalho na nossa própria região/cidade já é suficientemente esmagador.

Lições aprendidas também, não vou capturar gatinhos, com ou sem mães de quem eles ainda possam depender, mediante solicitação. É tão bom quando as pessoas se preocupam com animais de rua, mas há limites. Quando os gatos estão saudáveis, eles podem ficar onde estão, para obter comida e desparasitação. Se encontrar um animal que deseja adotar, ligue-me.